Uncategorized

Eleições 2020 – Manifesto Social Ambiental

Entidades cobram dos candidatos compromissos ambientais


Iniciativa é conjunta entre a SEAE, Transition Granja e O Observatório. Veja quais são os candidatos que aderiram.

Três entidades militantes pelo meio ambiente da Região Oeste criaram uma carta compromisso que está sendo apresentada para os candidatos a vereador e prefeito, e já conta com várias assinaturas. É a Carta Compromisso Ambiental Eleição 2020, elaborada pela Associação Zona Oeste Cidadã – O Observatório, Sociedade Ecológica Amigos do Embu (SEAE) e Movimento Transition Granja Viana.

Os candidatos que assinam a carta compromisso aderem a um Manifesto Social e Ambiental sobre elaboração de políticas públicas, conservação e preservação do meio ambiente e eficiência do setor público, relacionadas basicamente a seis temas: Fiscalização e Educação Ambiental, Licenciamento, Conselhos Participativos, Urbanismo, Moradia e Água Limpa.

“A carta compromisso reflete o dever dos candidatos postulantes ao Legislativo de se comprometerem com uma agenda de idéias e valores fundamentais à cidadania e ao meio ambiente”, diz Rafael de Oliveira, do Observatório, um dos autores da iniciativa.

Flavio Frascino, da SEAE, lembra que a carta-compromisso também constitui uma importante lembrança de que, para que a democracia funcione adequadamente, é necessário que haja independência e vigilância entre os poderes, pois cabe à Câmara Municipal coibir excessos e prevaricações do poder executivo. “Ainda hoje vemos nos vidros traseiros dos veículos a famosa dobradinha prefeito/vereador quando isso deveria motivo para não votar em nenhum dos dois uma vez que é importantíssimos existir uma tensão, republicana, entre os poderes executivo e legislativo”, diz Fascino.

Marise Barbosa, do grupo Transition Granja Viana, outra que participou da criação da carta, concorda e destaca que há um outro papel a ser exercido pela carta, o de promover o envolvimento da a sociedade civil com a política no melhor sentido da palavra. “Essa iniciativa tem tudo a ver com os princípios do movimento Transition, que é o fortalecimento da comunidade. Quando chamamos a atenção da população para o compromisso firmado por candidatos ao cargo de vereador, levamos também aos cidadãos a responsabilidade pela escolha e por acompanhar o trabalho dos seus representantes”, diz Marise.

Entre os compromissos assumidos pelos candidatos estão os de:

  • Promover a fiscalização de ações que potencialmente agridam o meio ambiente;
  • Ampliar a educação ambiental;
  • Valorizar os conselhos participativos compostos por integrantes da sociedade civil;
  • Garantir processos qualificados de revisão dos planos diretores das cidades;
  • Proteger e recuperar os rios, córregos e nascentes;

Os Candidatos poderão baixar os documentos disponíveis neste link e, uma vez concordando com os termos, assiná-los e enviar as cópias digitalizadas pelo link colocado  no formulário. Além disso, deverão garantir o preenchimento do formulário a seguir (Vide as instruções na Carta Compromisso n°2).

Confira aqui quem já assinou!

Sobre as entidades organizadoras:

Associação Zona Oeste Cidadã – O Observatório:

https://www.zonaoestecidada.org/sobre

Sociedade Ecológica Amigos do Embu – SEAE:

https://seaembu.org/quem-somos/

Movimento Transition Granja Viana:

https://transitiongranjaviana.com/

Matéria: Fábio Sanches e Site da Granja

Categorias:Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.