blog

Pacto Oeste – Água e Cultura

Utopias são sonhos que, sendo baseados na realidade, tornam-se possíveis

O projeto “Pacto Oeste – Água e Cultura” do coletivo de entidades GoVerde, atuante entre 2011 e 2016, apresenta uma proposta de mais qualidade de vida e desenvolvimento real para a região oeste da metrópole de São Paulo. Foi idealizado e pesquisado por Marília Gruenwaldt e organizado e transcrito por Heloisa Reis, ambas, na época, participantes do extinto MDGV – Movimento em Defesa da Granja Viana.

A ideia permanece viva e, hoje, presta-se à pesquisa para novos projetos da Transição. Diz Marília: “Podemos dizer que a partir da década de 80, o individualismo era elogiado e todos deveriam viver suas vidas e fortalecer seu próprio ego. O egoísmo foi pregado quase como uma religião. Mas desde o início da história humana, o grupo foi vital. Podemos dizer que a utopia ficou refém do pensamento individualista, onde as próprias vantagens tiveram que dar lugar ao pensamento e práticas egoístas. 

Hoje, os tempos mudaram, a pandemia, crises climáticas e a percepção de que o individualismo é até prejudicial para o indivíduo. Acima de tudo, a interação cuidadosa com os outros é a garantia de uma comunidade próspera. Viver em
harmonia com o meio ambiente e os valores culturais coletivos, são uma necessidade urgente. A humanidade também deve pensar sobre a existência continuada de sua própria espécie a longo prazo. O bem próprio está subordinado ao bem da comunidade. Como tudo isto se encaixa? Neste projeto “Pacto Oeste – Água e Cultura”.

Acesse o documento no botão abaixo e conheça melhor esse importante projeto da nossa região.

Categorias:blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.