Sobre nós

O movimento Transition Granja Viana iniciou-se em 2009, com uma série de atividades e reuniões com o propósito de sensibilizar as pessoas sobre os assuntos que eram os fundamentos do movimento: aquecimento global, pico do petróleo e crise econômica. Trabalhamos nesses tópicos em mais de doze encontros que se estenderam até 2010, quando iniciamos as primeiras ações do movimento na região.

O objetivo principal vem sendo o de viver a transição em toda a sua diversidade por meio de experiências e ações que possam nos proporcionar mudar – de maneira profunda, constante e orgânica – as relações entre todas as pessoas que vivem na região da Granja Viana.

A região, com toda a sua diversidade social e econômica e sempre muito preocupada com as questões ambientais, inclusive com histórico de luta na preservação de suas matas e seus bolsões verdes, abraçou o Movimento das Cidades em Transição (TGV) de maneira firme e vem trabalhando para que a mágica do gênio do coletivo aqui encontre um terreno fértil para desenvolver-se ainda mais.

Grupo Iniciador

Isabela Maria Gomez de Menezes
Thereza Franco
Sílvia Rocha
Daniela Terracini

Grupo Nuclear Atual

Isabela Maria Gomez de Menezes
Thereza Franco
Sílvia Rocha
Daniela Terracini
Heloisa Reis
Solange Viana
Angélica Bonfiglioli Lopes
Fernanda Cristina Silva de Campos Luiz
Luis Romero
Monica
Sonia Silva

 

A Rede da Transição na Granja Viana conta hoje, em 2019, com mais de quarenta membros e incontáveis participantes nas ações que promovemos. É uma rede distribuída de colaboração e suporte que se junta nas ações que promovemos.

Nosso grupo utiliza várias metodologias sociais participativas, que vêm trazendo excelentes resultados. As relações e sua nutrição são fundamentais para nós, e o fato de as cultivarmos contribui para formar o tecido social onde a confiança, a amorosidade e a amizade nos mantêm unid@s até hoje, de forma saudável e profícua.

O movimento Transition Granja Viana está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11.

ods11

Veja aqui os depoimentos de algumas pessoas do grupo.