
Em 2007, ocorreu o primeiro evento em Sydney, Austrália. A partir daí, todos os anos, diversas cidades em todo o planeta desligam sua eletricidade por 60 minutos – o que equivale a cerca de 48 mil veículos a menos nas estradas por uma hora. Em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades, em 35 países. Simultaneamente, apagaram-se as luzes de monumentos e ícones mundiais como Golden Gate, Coliseu, Opera House, Cristo Redentor e outros. Em 2010 a Hora do Planeta, aconteceu no dia 27 de março com a adesão de 125 países, mais de 3.400 cidades, 19 estados brasileiros, o correspondente a 73% dos estados do Brasil, 15 capitais (55%), 72 cidades (1%), 1 bilhão de pessoas participaram . Como se vê, esse número vem crescendo a cada ano.
Ao contribuirmos com essa ação por uma hora, ampliamos a consciência dos reflexos de nossos atos sobre o clima e agimos para que surjam novas idéias, pesquisas e mudanças para melhor. O que podemos fazer? Se estiver em sua casa, desligue suas luzes e até mesmo sua chave geral. Observe, por uma hora, o céu, o ar, o vento, a sonoridade da noite. Se estiver em um restaurante, peça para apagar as luzes próximas e aproveite um jantar à luz de velas.
Nas escolas e instituições sociais, podemos preparar crianças e adultos para um trabalho de Arte que remeta não apenas ao conforto que a eletricidade traz, mas também à sua dependência criada com o uso de tantos aparelhos que devem, afinal, ser utilizados com consciência e responsabilidade.
A Hora do Planeta na Granja Viana
Desde 2010 o Transition Granja Viana e o Site da Granja vêm aderindo ao chamado da WWF (World Wide Fund for Nature), realizando juntamente com os restaurantes e com a comunidade do bairro, um evento único, charmoso, inspirador e sustentável, como a própria Granja Viana. No primeiro ano, em 2010, o evento foi um sucesso (veja reportagem aqui) e houve a adesão maciça dos restaurantes locais. Além de apagar as luzes pela uma hora estabelecida pelo movimento mundial promovido pelo WWF, todos os restaurantes ficaram à luz de velas a noite toda e, também, contribuíram com R$ 5,00 por participante que jantou na ocasião. O valor arrecadado foi destinado à reforma e reurbanização da Praça Santa Adélia que, desde então, vem sendo bastante frequentada, inclusive à noite, por ser iluminada.
Em 2011, foi a vez do Parque Teresa Maia, nas imediações do Parque São George. O parque era lindo, mas faltavam banheiro, bebedouro e brinquedos para as crianças. Novamente, com a ajuda dos restaurantes, mídias e comunidades locais, além da adesão da Prefeitura de Cotia e LAO Engenharia, dentre outros, o valor arrecadado pelo TGV contribuiu para as melhorias do parque.
O lançamento do novo playground foi celebrado no Dia 12 de outubro, no evento Mão na Massa. Mais de mil pessoas estiveram presentes ao evento, que contou com 14 oficinas para crianças, todas com a utilização de material reciclado, coordenadas pelos integrantes do Projeto Criança Ativa, com o auxílio dos jovens alunos da Etec, que se desdobraram para atender a criançada. O show do Grupo Guaçatom e a participação do simpático Pernalta durante o evento também arrasaram! Hoje, temos muito orgulho do Parque Teresa Maia. Ele está sendo cada vez mais frequentado, principalmente nos finais de semana ensolarados.
Em 2012 a Hora do Planeta Granja Viana foi novamente um sucesso! Foi escolhida para ser revitalizada a Praça do Parque São George, que fica ao lado do campinho de futebol. Após consulta à Associação de Moradores, a principal necessidade da comunidade era que a praça fosse cercada, além de revitalizada. A SCM Condominius, dirigida pela engenheira agrônoma Heloísa Antunes, está à frente do projeto de paisagismo da praça, bem como de sua implantação e manutenção. A praça será cercada com telas doadas pela Telas Chiló e também contará com equipamentos de ginástica da LAO Engenharia.
Em 2019 a Hora do Planeta aconteceu no dia 30 de março e convidamos todos os granjeiros a desligar-se da eletricidade e ligar-se às energias sutis que comandam a natureza. Além disso, pela manhã, foi realizada a Caminhada pelo Planeta pelas ruas do chamado centrinho da Granja Viana, incluindo catação de lixo pelo caminho, saiba mais aqui.
