#granjasembituca: Bitucas viram papel reciclado em oficina sócio ambiental

Alguns participantes: Eveline Xavier do CEDIT, Thereza Franco  do TGV e Site da Granja, Leila Prado do Papel do Quintal, Isabela Menezes do TGV e Ruth Portugal da GP Desurb.

No dia 16 de agosto aconteceu a primeira oficina de transformação das bitucas de cigarro coletadas na Granja Viana em massa celulósica. A massa transformada em papel reciclável foi utilizada para manufatura de produtos artesanais.

O encontro foi uma demonstração dos usos múltiplos de massa celulósica recolhida desde janeiro de 2022, numa ação de economia circular que demonstra como vários setores unidos são capazes de transformar um problema ambiental em solução social.

A iniciativa foi do Transition Granja Viana e do Site da Granja, com patrocínio da GPDesenvolvimento Urbano, tecnologia da Poiato Recicla e adesão de centros comerciais locais. “Um exemplo de economia circular onde todo mundo ganha”, relata Thereza Franco, participante do TGV, diretora do Site da Granja e responsável por esta inovadora iniciativa.

Foi em 2019 que o Transition Granja Viana (TGV), numa ação global chamada “Hora do Planeta”, fez uma catação de lixo nas ruas do centro da Granja, encontrando uma quantidade imensa de bitucas, resíduo que contém mais de 4.700 substâncias tóxicas e termina contaminando animais marinhos e o solo. O TGV agiu rápido e encontrou a Poiato Recicla, empresa pioneira na reciclagem de bitucas de cigarro que em parceria com a Universidade de Brasília, desenvolveu esta tecnologia que transforma as bitucas em papéis artesanais. “Criamos um programa com começo, meio e fim. São mais de 120 milhões de bitucas coletadas em 10 anos, sem varrer o chão! Quando retiramos as bitucas de uma cidade, nós as retornamos em forma de massa de celulose”, conta o executivo Marcos Poiato, que após trabalhar por 23 anos na indústria farmacêutica com medicamentos ligados ao tabagismo, viu que a lei antifumo de 2012 gerava melhoria na saúde das pessoas, mas não cuidava do meio ambiente. Assim surgiu a Poiato Recicla.

Hoje, a Granja Viana conta com 26 caixas coletoras, que mensalmente são recolhidas e encaminhadas para a usina de reciclagem. Este benefício, que retirou mais de 100 mil bitucas da cidade, só pôde ser viabilizado com patrocínio da GP Desenvolvimento Urbano, representada pelos irmãos e sócios Caio e Ruth Portugal. “O comprometimento de gestores privados e públicos, que levam a sério a responsabilidade socioambiental, é o que faz o ciclo se completar”, afirma Jorge Barbosa, funcionário da Poiato Recicla. Ruth Portugal finaliza: 

“Nós, empresários, muitas vezes temos o dever de apurar o nosso olhar para entender no horizonte que enxergamos, a desenvoltura de uma sociedade, as suas necessidades e os instrumentos que temos para aprimorá-la. Isso envolve a oportunidade de moradia digna, lazer, convivência e cidadania, além de fomentar e apoiar ações que promovam o desenvolvimento sustentável.”

A oficina oferecida por Leila Prado da Papel do Quintal  aconteceu na moderna sede do CEDIT – Centro Digital de Integração Tecnológica que atua com transformação e inclusão social, por meio do aprendizado, da cultura e do esporte. Localizado no empreendimento Florada Raízes, no Jardim Japão, será a primeira instituição beneficiada com a massa mágica capaz de realizar “artesanato, brindes, encadernação, papel machê, arteterapia e ações pedagógicas”, explica a artesã Leila. “O desafio atual é descobrir os produtos que podemos fazer com a massa em sinergia com a identidade da organização beneficiada.” completa.

As instituições interessadas em fazer produtos artesanais com a massa lavada e inodora vinda das bitucas, podem procurar o TGV para maiores informações. O próximo local que receberá a massa mágica beneficiada pela ação  será a Associação São Joaquim, localizada em Carapicuíba. A ação #granjasembituca beneficia assim os dois maiores municípios onde a Granja Viana está inserida, Cotia (CEDIT) e Carapicuíba ( Associação São Joaquim).

Onde você encontra os coletores de bitucas da Poiato Recicla:

Open Mall The Square, Vila da Mata, CEDIT, Shopping Granja Vianna, Pátio Viana I, Pátio Vianna II, Felix Office, Felix Boulevard, Restaurante Repita, Restaurante Rosa Roseira, Cabeleireiro Equipe, Santa Granja Bistrot, Alpha Granja, Vianna Village, The Point Granja Viana, Prime Office Park, Cidade Âncora, Vendinha Restaurante, Pizzaria Basílica, Gloriosa e Campana.  Veja os coletores

Quer participar e ter um coletor no seu estabelecimento?
Contate a Poiato Recicla

 Telefone: 15 3242.6140 / 15 99624.1944  ou email contato@poiatorecicla.com.br 

Saiba Mais:

Globo Reporter de março de 

Poiato Recicla – www.poiatorecicla.com.br 

Transition Granja Viana – transitiongranjaviana.com/ 

GP Desurb – www.gpdesurb.com.br

CEDIT  – www.cedit.com.br

Papel do Quintal – www.papeldoquintal.com.br 

Site da Granja – www.granjaviana.com.br