blog

O TGV por nós

Depoimentos do grupo nuclear atual sobre o Transition Granja Viana e a transição em nós.

Depoimento Isabela Menezes

“O meu encontro com o movimento de transição foi um dos momentos mais importantes da minha vida. Aquele momento onde a gente descobre o que quer fazer com a nossa vida, nosso tempo e nossa energia. Em 2009 conheci o movimento, fiz meu primeiro treinamento de onde saí com o compromisso de ser um vírus contagiante da transição.

Essas foram exatamente as minhas palavras na roda final do treinamento, quando perguntaram  quais seriam meus próximos passos. “Eu serei um vírus da transição”. Compromisso assumido, compromisso que venho cumprindo. O primeiro lugar que fui contagiar foi onde moro, claro. Já amava morar na Granja Viana e quando me empoderei com as ferramentas que o treinamento nos proporciona, parti para iniciar um grupo e  cair na transição.

Quando olho para trás, vejo o tanto que aprendi, o tanto de relacionamentos para toda a vida que criei e a alegria, conexão e força que este movimento me proporciona. Sinto que realmente encontrei meu propósito na vida. Descobri que sou uma pessoa que encontra a felicidade na colaboração e é nela que venho fazendo minha educação e transição para um estilo de vida regenerativa. Muito mais do que sustentável, ser regenerativa para o planeta é imperioso para mim.”

Depoimento Heloisa Reis

“Para mim, o trabalho junto ao Transition Granja Viana tem sido essencial – tanto pessoal como comunitariamente. Este movimento, tão  anarquicamente funcional, me encanta por agregar, reinventar e buscar novas propostas de viver o cotidiano.

Mesmo amargando alguns não-sucessos, temos incontáveis motivos para comemorações. Vejo a cada dia nosso grupo sendo reconhecido e se firmando no panorama da Granja como atuante e persistente.

Acredito na nossa atuação no campo cultural e conto com a nossa convicção de chegar a ver a comunidade cada vez mais envolvida, usando a ARTE como instrumento de mudança.

O braço ArteJunto continua sempre firme em seus propósitos de buscar o movimento natural entre reflexão e ação criativa!”

Depoimento de Sílvia Rocha

“Venho participando do Transition Granja Viana desde o início, em 2009. Quando a Isabela Menezes apresentou as ideias do movimento inglês Transition Towns, para mim, foi amor à primeira vista. Sempre me preocupei com ecologia e sustentabilidade, lia  muito a respeito e colocava em prática o que estava em meu alcance, numa perspectiva individual e familiar. Poder expandir estudos, ideias, atuações e ações na comunidade onde morava foi algo muito estimulante e, também, desafiador.

O que mais gosto no Transition Granja Viana é seu formato horizontal, espontâneo, democrático e pouco convencional de organização. Em sua maioria, nosso movimento é formado de mulheres e gosto muito do jeito que trabalhamos. É um movimento acolhedor, amoroso, entusiasmado e apaixonado pela comunidade e pela sustentabilidade. Nesses oito anos de convívio, crescemos individual e grupalmente.

Realizamos inúmeras ações, trabalhamos muito e, também, sempre tivemos nossos momentos memoráveis de confraternizações. Estar no Transition Granja Viana é estar em constante transição – individual e grupal – para a sustentabilidade e, também, para uma vida individual, em grupo e em comunidade com mais amor, compreensão, acolhimento, verdade, empatia e compaixão.”

Depoimento de Daniela Terracini

“O movimento Transition Towns na minha vida significa conexão. Conexão com pessoas que pensam além do seu próprio mundo, pensam e agem por uma comunidade forte e autossuficiente. Em nossos encontros e em nossas ações sinto sempre que há esperança para qualquer situação que pareça ser impossível de se resolver, porque nos conectamos com nossa criatividade coletiva, com alegria e leveza, nossa força de ação se multiplica, existe uma verdadeira amizade entre nós, além de muito respeito. Sei que qualquer um do grupo, sempre que precisar, terá apoio.

Mesmo passando por fases em que não consigo me dedicar tanto ao movimento, sinto a segurança de fazer parte desta união, criamos um laço forte. A energia que criamos em nossa conexão é poderosa, por ser genuína e sem interesses escusos. Quando estou envolvida em alguma ação com o grupo, estou porque acredito e escolhi estar ali.

O coletivo sempre me atraiu, a força que emana de pessoas unidas por uma causa é muito forte, vide um jogo de futebol, uma manifestação política, uma orquestra, enfim, tudo o que é feito em grupo tem mais força, e é isso que me atrai no Transition. São tantas ideias, ações e conexões que podemos encontrar espaço para todos os talentos, nas artes, na escrita, na organização, na política, na alimentação, na saúde, no meio ambiente, na educação, na conscientização, etc.

É lógico que muitas vezes as coisas não acontecem como idealizamos, mas isso é só uma questão de expectativa (aprendi que esta só nos atrapalha!). Quando damos o nosso melhor, o que tem que acontecer, acontece! E as ideias e projetos que ainda não conseguimos colocar em ação ficam em gestação!”

Depoimento de Angélica Buonfiglioli

Conheci o Transition Granja Viana em 2009, no ano de sua formação, por meio de uma apresentação em um evento realizado por uma mídia da região. Não entendi muito bem do que se tratava na época, não prestei muita atenção, mas o nome ficou guardado numa das gavetinhas da memória. Em 2017 iniciei a formação Gaia Education Design for Susteinability e o movimento Transition Towns voltou para a minha vida. Imediatamente aquela gaveta da memória se abriu e fui atrás do grupo da Granja Viana para saber o que estava sendo feito.

Logo na primeira reunião que participei, realizada numa Galeria de Arte, encontrei-me com várias pessoas cheias de entusiasmo e ideias, numa conexão muito verdadeira e difícil de se ver hoje em dia. Confesso que fiquei um pouco apreensiva no início, com tanta criatividade, tanta coisa boa surgindo e ninguém anotando nada, surtando a virginiana que via tudo aquilo acontecer e sorria por dentro, pensando: estou no lugar certo!

No meu primeiro contato com o TGV, em 2009, eu ainda não estava pronta, mas tudo tem o seu momento certo de acontecer e hoje estou aqui, querendo abraçar a Granja Viana, o mundo todo com apenas os meus dois braços. Tanto a fazer, coisas pequenas, coisas grandes, a imaginação viaja e voa alto, como os gansos símbolo do Gaia. E, no meio tempo, tento me conformar com o meu alcance, disposta a contribuir da melhor forma, começando por mim mesma, pela minha família e agora com esse grupo lindo, que me acolheu de braços abertos e do qual me orgulho pertencer. Gratidão eterna!!”

Depoimentos de membros do grupo

Depoimento de Maria Aparecida Schleier

“Comecei a participar do grupo através do convite de uma amiga. Como trabalho numa escola na Granja Viana ela enxergou sinergia entre nossas ações educacionais e o movimento Transition Towns. Não conhecia nada a respeito, mas me encantei pela leveza e alegria de todos ali, pela união e poder de realização de pessoas movidas pelos mesmos propósitos.

Como professora eu não tenho dúvida que é preciso apresentar aos jovens movimentos como este. É preciso encantá-los com a possibilidade da transição, empoderá-los para a realização de soluções criativas e viáveis para um mundo mais harmonioso. Os projetos desenvolvidos pelo Transition Granja Viana são incríveis. É preciso dar continuidade e força para todos eles que terão um papel fundamental na construção de identidade da nossa região, na constituição de nossa comunidade como grupo.

Meu engajamento é pessoal, mas pretendo inspirar aqueles com quem convivo, contagiar meus alunos, meus amigos professores e gestores de outras escolas, pais, amigos, familiares. Convidar todos aqueles que querem atuar positivamente no mundo a fazer parte da mudança. Transition Granja Viana, é um prazer fazer parte dessa equipe!”

Categorias:blog

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.