blog

Sempre há de existir Luz em meio às Trevas!

Por Thereza Franco

Grupo Transition na Hora do Planeta Granja Viana em 2010

Transição significa para mim o processo que leva à mudança. Fiz faculdade de História e, desde aquela época, a palavra ‘transição’ já falava, palpitava, tinha vida. A Transição do feudalismo para o capitalismo, ou da Idade Média para a Idade Moderna, foi o tema que mais gostei de estudar, me encantei com o estudo dessa passagem – a Baixa Idade Média, como é denominada (sécs. XIV-XV). Período complexo sim, difícil sua compreensão, pois nada é o que parece: não estamos mais no feudalismo e nem ainda no capitalismo; momento caótico, crises econômicas, revoltas, epidemias. A necessidade de mudança é premente, a busca por novas tecnologias, novas maneiras de pensar o mundo. Sempre há de existir Luz em meio às Trevas!  

Acredito estarmos vivendo hoje essa mesma transição para o novo, estamos nessa passagem, onde o velho não serve mais e não sabemos qual será o novo, só sabemos que é preciso mudar.

Quando descobri o Transition Towns, era assim que me sentia: de mãos amarradas, num mundo em crise, sem saber como ser participativa nas mudanças necessárias, o quê e como fazer, por onde começar e para onde seguir. O Transiton trouxe uma luz para o meu caminhar, mostrou-me que, com pequenas ações que sou capaz de promover no meu entorno, posso fazer a diferença, preparar o caminho para o novo e tudo que esta palavra abrange: mudanças estruturais na forma como trato o planeta, mudanças de paradigmas, mudanças no modo com que me relaciono com o outro e comigo mesma. E o melhor – posso e devo fazer estas pequenas ações em grupo, rodeada de pessoas que se apoiam, que nada cobram, que apenas ouvem e se cuidam. Eureca!!

Categorias:blog

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.